top of page

Carvoeiro

Vila pescatória no Municipio de Lagoa.

Fishing village in Lagoa Municipality



Carvoeiro é uma pequena vila na zona do barlavento do Algarve. De acordo com fontes históricas, o nome da aldeia deriva de “Caboiere”, um nome antigo para uma aldeia de pescadores do período árabe-medieval.

Há indícios que apontam para a presença romana na vila, assim como uma extensa actividade marítima. A zona onde a Vila de Carvoeiro se situa tem uma longa história de ataques militares e de piratas, tendo presenciado uma série de combates navais, de entre os quais se destaca o que deu origem à batalha de 1544 entre uma esquadra de navios comandados por Dom Pedro da Cunha e o corsário turco chamado Xarramet.


Carvoeiro is an Algarve fishing village turned tourist hot spot located five kilometers south of Lagoa. Built into steep red sea cliffs, the once-attractive village has mushroomed since the 1960s to accommodate (mainly in self-catering apartment blocks) the hordes of tourists who come every Summer to soak up the sun and escape the more hectic pace of towns such as Lagoa, Albufeira and Portimao.


Qual a sua opinião de Carvoeiro?

What is your opinion about Carvoeiro?

29 views0 comments

Recent Posts

See All

Alvor

bottom of page